segunda-feira, 9 de abril de 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi (Resenha)

Estilhaça-me - Tahereh Mafi


Estilhaça-me

"Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.

Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.

Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos."

Bom, conforme a sinopse acima o livro com certeza promete. Eu o li e achei um máximo, apesar de ser uma leitura muito rápida e o final não ser tão bom quanto eu esperava, é simplesmente incrível.

Juliette não toca em ninguém há 264 dias e da última vez que tocou foi presa por assinato. Ela tem um poder letal, se ela tocar em qualquer um, o mesmo pode morrer. Ela se encontra em um mundo pós-guerra, a comida está escassa, os pássaros não voam mais e o céu está com a cor errada. 
O Restabelecimento, onde Juliette está presa, é dirigido por Warner. Lendo o livro você pode achar que o Warner é um tipo de psicopata doentil frio, está certo porque eu também achei, e sim ele é. O mesmo é motivado pelo poder.

Para ela era tudo normal até a chegada de Adam, seu companheiro de cela. Mas ela fica intrigada, pois se o Restabelecimento sabe que seu toque é letal, por que então um companheiro de cela?
Conforme a leitura você vai obtendo respostas. E é muito difícil não comparar Juliette à Vampira, do famoso quadrinho e da adaptação para o cinema, X-Men!

E é interessante, que como o livro é narrado em primeira pessoa, as palavras - que seriam o pensamento de Juliette - estão riscadas, e estas seriam possivelmente um pensamento errado, ou um pensamento contraditório ao que está acontecendo. Alguns leitores ficaram meio que irritados com isso e com a repetição das frases e palavras. Mas por outro lado se você for avaliar, é como se você tivesse vendo um pensamento de um louco!

Então essa foi a minha resenha, meio curtinha sei, mas como o livro é rápido se eu falasse mais seria spoiler. Eu suuuuuuuper recomendo a leitura principalmente para esse gênero: ação & ficção!

                                         Beijos da Sté.





Nenhum comentário:

Postar um comentário